Institucional

O SAAE

Trajetória da Água

A primeira água que abastecia Itaguara vinha da propriedade do Sr. Zito Ferreira (quando Itaguara pertencia a Itaúna), o reservatório era hoje na Rua dos Marras. Com o crescimento da cidade, a água já não era suficiente, passou-se então para o sistema de poço artesiano por volta do ano de 1951/1952. Esta água do poço era bombeada para o reservatório do Clube Conquistano e distribuída para a cidade.

Com o passar do tempo o abastecimento ficou precário então iniciou-se a construção da Barragem do Cambindas, a construção do reservatório no Alto Santa Cruz e mais tarde a construção da Barragem do Mato Dentro e filtros.

A Prefeitura Municipal não tinha recursos para arcar com o alto custo do tratamento da água e investir nas obras necessárias para melhorar o abastecimento, então em 12 de março de 1981 foi criado através da Lei n.º 552 o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

A Missão do SAAE é promover a melhoria na qualidade de vida da população por meio do saneamento básico, com distribuição de água tratada e coleta de esgoto domiciliar. Apesar de todos os problemas enfrentados na época (redes de mangueira, falta de hidrômetros, falta de estrutura, entre outros) o SAAE demonstra uma direção para o futuro.

O SAAE continua investindo e trabalhando para normalizar o abastecimento de água no município, mas com o pouco recurso financeiro não conseguimos realizar todas as obras necessárias, planejamos os investimentos prioritários e executamos de forma gradativa conforme a capacidade financeira da instituição. Apesar das dificuldades, continuamos com nosso objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida através da captação, tratamento e distribuição de água, coleta de esgoto e coleta e destinação final de resíduos domiciliares, buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento contínuo, estabelecendo uma relação de parceira entre população, servidores da Autarquia e o Poder Público Municipal.

SAAE

© 2019 Itaguara . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.