Esgoto

Função, benefícios e esclarecimentos

Muitos se questionam “O QUE É E PARA O QUE SERVE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO?”. Estes e outros questionamentos serão esclarecidos neste pequeno comunicado direcionado a vocês cidadãos.

Pois bem! Iniciaremos os esclarecimentos, começando pela definição de ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. Como o próprio nome já diz, a Estação é um local onde será armazenado e tratado todo o esgoto que será coletado em nossa cidade (zona urbana) pelas redes coletoras – muitas já em funcionamento – antes de chegarem a desaguar em nossos cursos d’águas. A natureza possui plena capacidade de decompor os resíduos que são frequentemente descartados nos rios, mares e oceanos, mas de forma lenta, principalmente quando se trata de uma grande quantidade. Já a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto realiza basicamente a mesma ação da natureza, contudo de uma maneira mais eficaz e segura.

Com estes fatores ao nosso favor a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto trará inúmeros benefícios para a cidade, como, a descontaminação de nosso principal ribeirão e cursos d’água, trazendo de volta a fauna e a flora local, diminuído odores desagradáveis, melhorando a coloração da água, diminuído os riscos de doenças causadas por organismos patogênicos, entre outros fatores positivos.

A construção de nossa ETE – Estação de Tratamento de Esgoto já alcançou a marca de mais 95% já concluída, com investimentos de 4 milhões de reais, o maior investimento da história da cidade.

ETE

© 2019 Itaguara . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.