Obras

Projeto Nascentes da Conquista

Cercamento as margens do córrego do Eldorado ? Diretor do SAAE Itaguara Jordane e José Roberto Emater
Cercamento as margens do córrego do Eldorado – Diretor do SAAE Itaguara Jordane e José Roberto Emater

Considerando a urgência de recuperar as nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria técnica da EMATER de Itaguara executa,este projeto de recuperação das áreas de preservação permanente (APPs) das nascentes, não só como ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo, manter e ampliar a beleza cênica de uma paisagem, e assegurar o bem-estar das populações humanas.

No ano de 2015 o SAAE e EMATER realizaram 6 cercamentos de nascentes em nossa região. Vale ressaltar que ainda existem muitas outras nascentes que podem e “precisam” ser cercadas, para que possa haver a preservação da mesma.

O Projeto Nascente da Conquista é uma parceria entre os órgãos públicos do SAAE Itaguara e EMATER e para que o cercamento ocorra, torna-se necessário a efetivação de um cadastro prévio junto a EMATER e as devidas providencias serão tomadas posteriormente junto ao SAAE Itaguara.

ATENÇÃO: Está sendo dada prioridade para as nascentes que abastecem os cursos d’água que são utilizados para captação de água para o uso da população itaguarense. Mas isso, não impede que seja feito o cadastramento das demais nascentes. As nascentes estão sendo cercadas com materiais e mão de obra do SAAE de Itaguara.

© 2019 Itaguara . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.